quinta-feira, 28 de abril de 2016

Como me sinto passado quase um ano?


Faz quase um ano que vivo nesta corda bamba. Entre ansiedades e ataques de pânico aprendi muito. Posso até afirmar que sou uma pessoa diferente, vejo o mundo de outra forma. Passei por tanta coisa que de fato mudou-me. Mudou a minha forma de ser, de pensar, de estar, de agir. Estou muito mais forte. Aquela vergonha que antigamente sentia ao falar em público diminuiu imenso, ganhei mais confiança, aprendi a dar mais valor às pequenas coisas da vida. O que realmente me faz feliz é estar rodeada de pessoas que me amam e fazer o que gosto. Aprendi que não vale a pena guardar rancores, o melhor é ser superior a tudo o que nos magoa. É importante falar, desabafar, gritar. Não devemos guardar nada para nós. Pedir ajuda também não é vergonha nenhuma, é sinal de que se está consciente e sabemos que não estamos bem. Não vale a pena fingir. Não adianta de nada usar máscaras. És como és e é assim que deve ser. A ansiedade provocou-me muita dor? SIM! Mas a ansiedade fez-me mais forte! Eu pensei muitas vezes que nunca ia conseguir sair desta fase mas cada dia que passa sinto que não falta muito para chegar ao fim deste pesadelo. É engraçado como a vida dá voltas. Talvez isto não tenha acontecido por acaso. Talvez isto tenha um propósito. Talvez isto vai fazer de mim uma pessoa que vai conseguir conquistar tudo o que quer na vida se lutar. O importante é nunca desistir de nada, mas sobretudo nunca desistirmos de nós mesmos.

terça-feira, 19 de abril de 2016

"É o tempo da travessia"


"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos". (Fernando Teixeira de Andrade)
Mais uma sábia frase que nos faz refletir. Será altura de largar as amarras que nos prendem ao passado? Eu cá acho que sim. É tempo de mudança, de novos rumos, novos caminhos a percorrer. Arrisca! Atira-te de cabeça a novos projetos. Agarra o que te faz feliz, o que te faz bem. Corre atrás dos teus sonhos. Sonhar é acreditar. Acredita e conseguirás atingir tudo o que mais desejas na tua vida. Não queiras viver na tua própria sombra. Vive sem limites! Só assim serás plenamente feliz.



quinta-feira, 14 de abril de 2016

Só assim as tempestades fazem sentido

Estava a fazer umas pesquisas no outro dia e encontrei uma frase que me inspirou bastante e vou partilhá-la convosco na esperança que também vos inspire. Esta frase foi retirada de um livro intitulado “Kafka à beira mar”, de Haruki Muramaki. “E quando a tempestade tiver passado, mal te lembrarás de ter conseguido atravessá-la, de ter conseguido sobreviver. Nem sequer terás a certeza de a tormenta ter realmente chegado ao fim. Mas uma coisa é certa. Quando saíres da tempestade já não serás a mesma pessoa. Só assim as tempestades fazem sentido.” Espero que esta frase vos inspire e vos faça refletir. Que vos dê um pouco de esperança. Anotem a frase numa folha e levem-na sempre convosco e sempre que se sentirem perdidos lembrem-se que para chegar à meta temos que passar por muitos obstáculos.
E é isto. Espero que a vossa semana esteja a correr bem.

Quero só voltar a relembrar que podem enviar-me qualquer dúvida ou desabafo para o e-mail: dropyourfearsblogue@gmail.com, irei sempre tentar responder a todos com a máxima rapidez. Não sintam vergonha ou receio, eu criei este blogue para poderem partilhar o que sentem, para saberem que não estão sozinhos.


Um enorme beijinho,
Marta Marques


segunda-feira, 4 de abril de 2016

Carta aberta para ti que sofres todos os dias em silêncio

Há alturas na nossa vida em que sentimos que não temos forças para superar o que nos assusta, e para tentar disfarçar o monstro que carregamos dentro de nós pomos uma máscara na nossa cara e fingimos que está tudo bem (quando na realidade não está). Saímos à rua e enfrentamos o mundo com um sorriso na cara mas por dentro não há sorriso, não há alegria, há só um grande esforço para fazer com que o dia corra bem e ninguém tenha que se preocupar contigo. Quando chegas a casa tiras finalmente a tua máscara, olhas-te ao espelho e enfrentas a realidade (ela está mesmo à tua frente, não há como evitá-la). É nessa altura que o medo aparece, ele sai daquela caixinha (onde tu o guardaste durante o dia) e começa a aterrorizar-te, mostra-te coisas horríveis e faz-te crer que são reais (mas não são, o medo não é real, ele está preso dentro de ti porque ainda não descobriste uma forma de o apagar para sempre). Começas a ter dúvidas, não sabes o que vai acontecer (não podes prever o futuro) e isso assusta-te. O desconhecido mete-te medo. Esse medo paralisa-te. E hoje eu quero perguntar-te uma coisa: Tu tens esperança? Tu sabes quem és? Eu vou dizer-te quem tu és: tu és uma pessoa forte, mais do que imaginas. És persistente. És um lutador ou uma lutadora. Tu sabes que sim. Agora a escolha é tua: ou desistes, ou lutas com todas as forças que tens. É desta que vais acreditar em ti? A vida é uma jornada, e esta é só uma fase. Parece que nunca mais tem fim eu sei, mas prometo que tem. Antes de veres a luz tens que passar pela escuridão. Eu já vejo a luz ao fundo do túnel. E tu?

Não deixes que o medo se torne na tua identidade, tu és mais, melhor e maior que o medo que te apavora. Enfrenta-o. Tu consegues.